O Instituto de Previdência do Município (IPM) de Fortaleza está investindo na expansão dos serviços de saúde destinados aos servidores municipais e a seus dependentes, por meio do IPM Saúde - Programa de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais da Prefeitura de Fortaleza.

O Programa IPM Saúde é responsável por 75.224 VIDAS (Dados de Março/2022), sendo 40.657 titulares (servidores) e 34.567 dependentes, e conta com uma rede de atendimento, que inclui profissionais, clinicas médicas e odontológicas, laboratórios e hospitais credenciados, somando mais de 50 especialidades médicas.

A sequência de 44 novos credenciamentos realizados (24 clínicas, 14 médicos, 5 dentistas e 1 hospital), por excepcionalidade, bem como a busca permanente de novas parcerias, denotam o esforço da gestão em ampliar a rede de atendimento para servir cada vez mais e melhor aos servidores da Prefeitura Municipal de Fortaleza e a seus dependentes.

Para além disso, o IPM Saúde ampliou o número de beneficiários atendidos pelo Programa IPM Lar – Serviço de Atenção Domiciliar Multiprofissional, regulamentado pelo Decreto 14.221/2018, cuja equipe realiza ações e procedimentos para os beneficiarios portadores de patologias agudas e/ou crônicas, incapacitantes/invalidantes, restritos ao domicílio.

Atualmente 190 beneficiários cadastrados no programa são assistidos com visitas domiciliares quinzenais ou mensais de equipe multiprofissional composta por assistente social, dentista, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médico, nutricionista, psicólogo, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional. Os pacientes também contam com o acompanhamento semanal para realização de terapias.

Na clínica odontológica do IPM, localizada no térreo do Instituto, são atendidos em média 45 beneficiários por dia para avaliação em Saúde bucal. As avaliações são realizadas diariamente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário de 7h30 às 16 horas. O agendamento é feito pelo Teleatendimento IPM, no 3455-8700, em dias úteis, de 7 às 17 horas.

No dia da consulta o beneficiário (a) é examinado(a) para identificação dos procedimentos odontológicos necessários para que, em seguida, ele possa acessar a rede credenciada e realizar o tratamento.

Expansão

Ainda em 2021, com o objetivo de expandir o acesso aos atendimentos em saúde, o IPM Saúde ampliou o número de sessões de fisioterapia para 12 (doze) sessões por mês.

Em 2022, o Hospital Doutor Oswaldo Cruz (HDOC) ingressou no rol de credenciados ao IPM Saúde, passando a realizar consultas eletivas agendadas na central de marcações (85)98223.7911 (clínica médica, ortopedia, urologia, neurologia, geriatria, ginecologia, mastologia, dermatologia, cardiologia, proctologia, gastroenterologia e pneumologia) e atendimentos de emergência e urgência pelo IPM Saúde (clínica médica, traumatologia e cirurgia geral).

Outro exemplo de ampliação de parceria ocorreu com o Hospital Prontocardio. Já credenciado ao IPM Saúde para atendimentos de urgência cardiológica, o Prontocardio passou a disponibilizar em 2022 consultas e exames cardiológicos eletivos aos beneficiários do IPM Saúde, com agendamentos pelos telefones (85)3466.3000 e (85)99436.7185 (whatsapp).

No total, o IPM Saúde conta com sete (7) hospitais credenciados, que prestam atendimento de urgência e emergência nas especialidades clínica e cirúrgica: Casa de Saúde São Raimundo, Hospital Central de Fortaleza (HCF), Hospital da Criança - Centro de Prematuros do Ceará (CEPEPE), Hospital Doutor Osvaldo Cruz (HDOC), Prontocardio, Uniclinic e Sociedade de Assistência e Proteção à Infância (SOPAI). Para urgência odontológica, o IPM Saúde disponibiliza atendimento 24 horas no Centro Odontológico Dr. David Cruz, no Hospital Uniclinic.

Rede Credenciada IPM Saúde

A ampliação da rede de credenciados do IPM Saúde tem chamado a atenção de empresas do setor da saúde, que passaram a buscar o IPM para credenciamento. “No mês de abril recebemos a visita da direção de um grande hospital, que já confirmou a participação no nosso novo edital. Na mesma data também iniciamos tratativas para credenciamento de outros dois hospitais”, antecipa o superintendente do IPM, Josué Lima.

De acordo com a diretora do IPM Saúde, Cláudia de Freitas, “a inclusão de novos credenciados e especialidades médicas ao Programa IPM Saúde é realizada a partir do rastreamento permanente das demandas evidenciadas nos atendimentos do IPM Saúde e nas manifestações de Ouvidoria”.

A estratégia de investir na expansão da rede de atendimento do IPM Saúde, segundo o superintendente do IPM, visa garantir mais opções em serviços de saúde aos seus beneficiários.

“Com a publicação do novo Edital de Credenciamento, em maio de 2022, para pessoas físicas e jurídicas (profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios), vislumbra-se uma ampliação bem mais expressiva da rede de serviços do IPM Saúde”, estima Josué Lima.