Cinquenta novos servidores que irão atuar na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Fortaleza, empossados em julho, passaram pelo Curso de Ambientação na segunda-feira (08/08), no Auditório da Secretaria Municipal da Saúde.

O curso é parte da política de capacitação, desenvolvida pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e executada pela Escola de Governo e tem como objetivo apresentar direitos e deveres do servidor, o organograma da Prefeitura e do órgão de lotação.

“Estamos recebendo quatro categorias para compor a Rede de Atenção Psicossocial a Saúde, que irão trazer mais acolhimento ao atendimento à população que está nos CAPS e UAPS. A ambientação é o momento onde mostramos para eles nossa estrutura organizacional, os procedimentos, o funcionamento da Secretaria e os seus direitos e deveres, enquanto servidores”, esclarece Tiago Quintela, colaborador da Saúde e um dos facilitadores da ambientação.

O ingresso dos profissionais ocorreu por meio de concurso público regulamentado pelo edital nº 77/2018, primeiro realizado especificamente para a assistência da saúde mental de Fortaleza. Foram empossados 33 enfermeiros, sete psicólogos, seis assistentes sociais e quatro terapeutas ocupacionais. Além destes, mais outros oito servidores deverão ser nomeados futuramente pela Prefeitura.

Angélica Mota, faz parte do grupo de novos servidores e vê a ambientação como uma oportunidade que a Saúde proporciona aos servidores de terem uma visão geral da Rede de Saúde do Município. “Pude perceber o quanto a estratégia do acolhimento foi enfatizada no discurso dos facilitadores como base do atendimento da Prefeitura. Sabemos que essa é uma questão essencial na saúde, especialmente quando falamos de saúde mental. Busco sempre ver o acolhimento como uma cultura, presente no meu dia a dia”, conta.

Durante a ambientação, ainda foram abordados temas como Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Plano de Previdência do Município e capacitação dos servidores.