O Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza (IPEM) foi oficialmente extinto em dezembro de 2023 e os 39 servidores remanescentes devem agora ser realocados dentro da Prefeitura. No processo de transição, a gestão conseguiu assegurar aos servidores o valor que corresponde à média da Gratificação de Produtividade. O benefício foi transformado em Vantagem Pessoal Reajustável (VPR).

A decisão, aprovada pela Câmara Municipal, reforça o compromisso da Prefeitura com a valorização e o reconhecimento dos servidores de seu quadro. “Nos dedicamos muito a encontrar a melhor forma de assegurar a vantagem de forma segura e justa aos servidores que dedicaram décadas à Cidade de Fortaleza. Eles recebiam o benefício com base no desempenho de atividades específicas e técnicas, próprias da entidade. Portanto, achamos que a solução seria transformar a média do valor que recebiam em VPR”, explicou o secretário do planejamento, orçamento e gestão, João Marcos Maia.

A Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), por meio da Coordenadoria Estratégica de Gestão de Pessoas (COGESP), cuida individualmente da lotação dos servidores egressos do antigo IPEM, conciliando o perfil e desejo de cada um com as demandas do Município. Muitos estão próximos da aposentadoria, alguns devem permanecer na própria SEPOG e outros darão continuidade ao trabalho de fiscalização em outros órgãos da Administração Municipal.

“Esse benefício impacta e muito em nossa vida. Sem ele sei como seria nossa situação financeira, pois nossos salários (base) são muito baixos, não condizendo com o trabalho realizado. Considerando ser um trabalho de grande importância para a sociedade do estado do Ceará”, declarou Lobo Filho, servidor municipal do extinto IPEM.