Prefeito Evandro Leitão recebeu as entidades e conversou sobre o decreto de contingenciamento e pautas das categorias
O prefeito Evandro Leitão recebeu cerca de 20 sindicalistas de entidades que representam os servidores públicos do Município. O encontro, realizado na segunda-feira (24/02), é parte das negociações da campanha salarial desse ano.
“Tenho muita consciência do valor do trabalho de cada servidor, eu mesmo sou servidor. Faço questão de recebê-los, de dialogar e manter um canal de respeito e confiança sempre. Gostaria de já ter uma notícia boa para dar, mas estamos enfrentando um cenário difícil”, afirmou Evandro.
Com uma dívida pública herdada no valor de R$ 4,6 bilhões, o cenário exige cautela e austeridade para garantir a continuidade dos serviços públicos para a população e o cumprimento dos pagamentos essenciais, incluindo a própria folha de pagamento. Diante do desafio de reequilibrar as contas do Município, a Prefeitura de Fortaleza trabalha na contraproposta para os sindicatos.
“Assumimos há menos de dois meses e ainda estamos buscando informações para tomar decisões e avançar com as políticas que passamos para a população durante a campanha. Entendemos a urgência e legitimidade do pleito, mas seria irresponsável definir qualquer coisa agora”, explicou o prefeito.
Fotos: Beatriz Boblitz
Em diálogo permanente com as entidades sindicais, a secretária do planejamento, orçamento e gestão, Carolina Monteiro, já havia realizado pelo menos seis encontros presenciais com representantes dos servidores antes da reunião com o prefeito, e encaminhou demandas da pauta sindical, como a revogação do decreto de afastamento dos servidores sindicalizados.
“O que não tem impacto financeiro e o que é direito garantido, estamos priorizando e efetivamente encaminhando”, reforça Carolina. Nesse sentido, o calendário de pagamento das promoções e progressões, previstas nos Planos de Cargos, Carreiras e Salários para 2025, está confirmado.
Também foi implantada a nova formação da Mesa Central, instância máxima do Sistema de Negociação Permanente (Sinep). Dessa forma, se estabelece oficialmente um canal de transparência e resolutividade para as pautas sindicais.
Ainda em fevereiro, a Prefeitura de Fortaleza aprovou o piso nacional do magistério na Câmara Municipal e a implantação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemia (ACE).