A capacitação, realizada pela Escola de Governo e Sepog, está na terceira turma da formação

O curso de Educação Financeira, realizado na modalidade EaD, é uma iniciativa da Escola de Governo do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) e da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). A capacitação está na sua terceira turma e já formou 187 servidores públicos e comissionados.

Pensando em como cuidar das finanças é um desafio ainda maior no cenário atual e com os reflexos da pandemia, o curso foi montado com facilitadores reconhecidos no mercado, formato flexível e dicas práticas para aplicar na rotina. A primeira turma teve início ainda em setembro e está atualmente com a terceira em andamento. A partir do curso, foi criado uma cartilha com orientações importantes de uma vida financeira mais equilibrada (clique aqui para acessar a cartilha).

“Estamos num cenário de juros e inflação subindo, o que pode trazer incertezas. E o curso é valioso porque traz orientações para se organizar financeiramente e sair de um endividamento, por exemplo”, explica um dos instrutores do curso, Francisco Hermínio, consultor financeiro e especialista em controladoria.

A formação conta com cinco módulos, aulas assíncronas (gravadas para que você possa assistir na hora mais conveniente) e encontros virtuais para tirar dúvidas, uma vez por semana, no fim de cada ciclo. Totalizando 20 horas aula. “A metodologia do curso é focada em teoria e prática, onde os participantes recebem uma planilha de orçamento familiar, para que iniciem o controle e, em seguida, o planejamento financeiro pessoal”, conta Danielle Porto, mestre em Administração e Controladoria, Consultora Empresarial e instrutora da capacitação.

“Importante ressaltar que a educação financeira deve ser implementada na família, pois pequenas atitudes que geram economia na própria casa fazem parte do orçamento doméstico e se tornam grandes aliados no final do mês”, acrescenta a professora.

A previsão é que o curso ainda tenha uma quarta turma em dezembro, tendo como público alvo todos os servidores da Prefeitura que ainda não passaram pela formação.