Servidores ativos, aposentados e pensionistas previdenciários da Prefeitura de Fortaleza tem acesso ao Informe de Rendimentos para Declaração do Imposto de Renda na área de serviços online do Canal do Servidor, acessada via login utilizando matrícula e senha.

O usuário deverá clicar no ícone Rendimentos, escolher o ano e por fim, clicar para baixar o documento no computador ou imprimir. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA O PASSO A PASSO

O servidor que não possui acesso ao sistema deverá enviar suas informações (nome completo, matricula e CPF) para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando acesso. 

Se porventura o servidor sentir dificuldades ou ficar com dúvidas sobre o valor informado, deve procurar orientação do setor de RH do seu órgão. Se o problema for técnico, deverá entrar em contato com o suporte através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em caso de declaração de rendimentos de pensão alimentícia, o interessado deverá manter contato, UNICAMENTE, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., devendo informar a matrícula do servidor, nome e CPF do beneficiário da pensão alimentícia. 

 

APOSENTADOS E PENSIONISTAS PREVIDENCIÁRIOS

O Instituto de Previdência do Município (IPM), visando facilitar o acesso ao documento, disponibiliza os seguintes canais de comunicação para atendimento aos contribuintes: 

- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Número de whatsapp: (85) 98889.5846

- Ouvidoria: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no link https://ouvidoria.ipmfor.ce.gov.br/ 

Reforçamos que o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. será utilizado, EXCLUSIVAMENTE, para fornecer informações relativas aos comprovantes de rendimentos, bem como para esclarecer dúvidas referente ao documento expedido.

Em até 48 horas (quarenta e oito horas), será enviado virtualmente o informe de rendimentos para declaração de imposto de renda. Os documentos necessários são: nome completo do servidor aposentado ou pensionista, matrícula, nome da mãe, RG e CPF.

 

ATENÇÃO SERVIDORES QUE SE APOSENTARAM EM 2021

Para evitar em cair na malha fina da Receita Federal, o servidor que se se aposentou em 2021 terá que informar duas fontes pagadoras: um Informe de Rendimentos do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM), relativo ao período ao qual passou à condição de aposentado, e outro Informe de Rendimentos relativo ao período em que ainda esteve ativo durante o ano de 2021.

 

ATENÇÃO PARA INFORMAR OS GASTOS DO IPM SAUDE

Aos servidores que contribuem para o IPM Saúde, o CPNJ a ser informado na declaração anual, na parte de deduções, é o seguinte:

CPNJ: 07.965.184/0001-73

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA 

 

FIQUE ATENTO AO PRAZO!

Segundo o site da Receita Federal, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2022 terá início às 8 horas do dia 07 de março e termina às 23h59min59s, horário de Brasília, do dia 29 de abril de 2022.

Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.