Chegou ao fim a maratona de treinamento do novo sistema de gestão de pessoas, o IntegraRH, projeto prioritário da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG). Trazendo inovação e agilidade para o RH, principalmente para todos os colaboradores que trabalham na área no Município, a plataforma foi batizada em votação pelos servidores que formam a Rede de Gestão de Pessoas.
O IntegraRH vai tornar o serviço dos recursos humanos mais prático, automático e intuitivo. Ele substitui o sistema atual, ConsistHR, usado há mais de 20 anos pela Prefeitura de Fortaleza, e vai permitir a integração de informações e dados com outros 10 sistemas também utilizados pelas equipes de RH da Prefeitura.
Dentre os sistemas que compartilham suas bases de dados com o IntegraRH, estão aqueles referentes à pasta digital do servidor, aposentadoria e pensionistas (SAV, SGPM), de cargos comissionados (SGC), controle de frequência (SECOF), direitos e vantagens (SDV), e todos que interagem com a folha de pagamento.
O benefício chega para mudar a realidade de quem trabalha na área, mas também para todos os colaboradores. Progressivamente, cada servidor vai poder acessar todas as documentações relacionadas a sua carreira e vida funcional de maneira mais ágil, segura e transparente, a partir da ampliação das funcionalidades do novo sistema.
O IntegraRH deve entrar em funcionamento em outubro, rodando paralelamente com o ConsistHR. Segundo a secretária executiva da SEPOG, Patrícia Campos, que coordena o desafio dessa transição, o uso dos dois sistemas em paralelo é uma medida de segurança temporária: o anterior fica como apoio em caso de falhas ou conferência de dados nessa primeira etapa.
Maratona de treinamento
“Nosso esforço de treinar o pessoal foi além do uso do sistema, do conhecimento de cada tela, reforçamos muito a metodologia do dia a dia, os processos e rotinas dentro dele” explica a secretária executiva do planejamento, orçamento e gestão, Patrícia Campos, que coordena a equipe multidisciplinar formada para a implantação do IntegraRH na Sepog.
Em dois meses, com duas turmas toda semana, uma de manhã, outra à tarde, 120 servidores de toda Prefeitura foram treinados. As aulas foram realizadas no Laboratório de Informática do Imparh com práticas e simulações de cada tela e função já aplicada.. “Nossa percepção é de que os participantes absorveram bem os conhecimentos técnicos”, afirma Moisés Lopes, que ao lado de Claudiane Costa, conduziu as 240 horas de curso.
Os dois são da equipe da Célula de Gestão da Folha de Pagamento (CEFOP) da Coordenadoria de Gestão Estratégica de Pessoas (COGESP), à frente do projeto, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Corporativa de Tecnologia da Informação e Comunicação (COGECT).
Com todas as turmas treinadas, o objetivo agora é transferir os dados cadastrados no sistema antigo para o IntegraRH. Uma força tarefa que depende do engajamento de todos os órgãos da Prefeitura, fundamental para garantir que a mudança seja eficiente e para que as informações permaneçam seguras.
Segundo a colaboradora da folha de pagamento da ACFOR, Raquel, o curso agregou bastante para aqueles que trabalham na gestão de pessoas. “O sistema que vinha sendo operado já estava ultrapassado, e a SEPOG teve a brilhante ideia de desenvolver esse sistema de RH migrando todas as informações que vínhamos trabalhando há um tempo”, comenta Raquel.