Duas turmas completaram o Curso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) em maio. A formação faz parte do Plano de Governo que tem como meta ter servidores aptos a se comunicar com o público surdo nos órgãos do Município. A ação prevista no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 é realizado pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e a Escola de Governo.

“A inclusão social é um tema extremamente necessário e atual. Consciente disso, a Prefeitura percebe que temos a completa responsabilidade, enquanto prestadora de serviços para a população de Fortaleza, de oferecer um atendimento adequado para todos os públicos”, explica a coordenadora de Gestão de Pessoas da Sepog, Cláudia Ramalho.

A iniciativa tem tido uma boa adesão, gerando envolvimento acima da média dos alunos, que já estão na expectativa de um nível intermediário. “Recebemos feedbacks muito positivos da turma por trazer esse conteúdo, pela escolha do facilitador. Sentimos que os alunos realmente se entregaram e se engajaram no processo, solicitando inclusive uma carga horária e outras oportunidades de se aprofundarem na Língua”, acrescentou a gerente da Célula de Desenvolvimento de RH, Virgínia Vitoriano.

libras

No curso é possível conhecer o básico da Língua, conceitos e sinais úteis no atendimento ao cidadão: sinais básicos, apresentação pessoal, cores, dias da semana, meses do ano, localização, transporte e mais usos de verbos. O objetivo é apresentar Líbras como uma língua legítima e independente, e familiarizar os alunos a situações cotidianas, desenvolvendo compreensão e produção de frases básicas em libras.

“Sempre quis aprender Libras, incluir, ajudar, comunicar... Ter a oportunidade de viver essa experiência me fez querer expandir o aprendizado. Tivemos aulas com professor surdo. Ele nos surpreendeu, com domínio, conteúdo preciso, didática perfeita; nos fez compreender e aprender tudo. Que essa iniciativa possa alcançar o maior número de pessoas”, relatou a assessora especial da Segov, Gardênia Viana, participante do curso.

Ficou interessado? A próxima turma está com vagas abertas para aulas de 12 a 16 de junho. As inscrições podem ser feitas através do Canal do Servidor até dia 07 de junho. Os cursos “Legislação Aplicável aos Contratos de Locação de Imóvel”, “Prático de Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência” e “Gestão Pessoal do Tempo” também estão com turmas abertas para junho. Acompanhe tudo sobre as capacitações da Escola de Governo por aqui.

INSCREVA-SE AQUI